terça-feira, 25 de julho de 2017

CAIXA D'ÁGUA DO BAIRRO PETRÓPOLIS VIRA TEMA DE DOCUMENTÁRIO E CINEMA IMPROVISADO

A caixa d’água que é um dos ícones do bairro Petrópolis, região central de Porto Alegre, virou tema de documentário. O filme “Petrópolis, memórias de um bairro”, produzido por alunos do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a comunidade, recupera as histórias de moradores que cresceram e viveram ao redor da Praça batizada com o nome de uma das moradoras mais ilustres do lugar: dona Mafalda Veríssimo, casada com o escritor Érico Veríssimo e mãe de Luís Fernando.

A ideia do filme surgiu na disciplina Museu, Patrimônio e Cidade. Construída por volta da década de 1930, a caixa d’água virou um ícone de valor afetivo para os moradores do entorno das ruas Felipe de Oliveira e Borges do Canto. Em 2010, eles organizaram uma mobilização junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre para conseguir seu restauro e preservação.

O filme será exibido junto à própria Caixa, no próximo domingo (30), a partir das 14h, com sessões gratuitas ao público. Junto a sessão de cinema ocorre ainda o Vive Petrópolis #3, evento que reúne piquenique, feira, artesanato, atividades culturais e de convivência.

http://www.sul21.com.br/jornal/caixa-dagua-do-bairro-petropolis-vira-tema-de-documentario-e-cinema-improvisado/


Nenhum comentário: